quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quando devo levar o meu filho ao terapeuta da fala?


Esta é uma das questões colocadas por muitos pais a si próprios, aos educadores, médicos de família, enfim… Muitas vezes chegam à primeira consulta ou ao rastreio e referem que o instinto lhes dizia que já deviam ter vindo, mas será que não era precipitado?! Este processo é muitas vezes facilitado por familiares próximos e/ou vizinhos que têm ou tiveram contacto com o mundo da terapia da fala. Também acontece o inverso, em que a mesma rede desconhece o trabalho e a importância e, portanto, desincentiva a procura de um terapeuta.

Com este post, pretendo deixar linhas gerais de orientação para a identificação de sinais que ajudem os pais na decisão de procurar um terapeuta da fala ou não.

Sinais de Alerta:
                - aos 12 meses não reage ao seu nome nem a sons familiares; interage pouco com os outros.
- aos 18-24 meses não cumpre instruções simples, ainda não fala ou usa apenas palavras isoladas.
- aos 3 anos não constrói pequenas frases e os pais e familiares não compreendem o que diz; conhece e diz poucas palavras.
- aos 4 anos não conta acontecimentos do dia ou que aconteceram recentemente; a fala ainda não é percebida por todos. Tem dificuldade em iniciar uma frase/repete sílabas (gaguez).
                - aos 5 anos não diz ou troca sons, constrói frases muito simples e/ou desorganizadas e é pouco coerente a contar uma história ou um acontecimento.
                - em idade escolar  tem dificuldades de leitura e escrita; (estas dificuldades serão tema para um post posterior).
(Fonte: Rebelo, A; Vital, A (2006) “Desenvolvimento da Linguagem e Sinais de Alerta: Construção e Validação de um Folheto Informativo”, Re (habiitar) – Revista da Essa, nº2, Edições Colibri, pág. 69-98.)



Sempre que tiver dúvidas não hesite em procurar um terapeuta para uma consulta de avaliação. Em diversos gabinetes/clínicas existe um serviço de rastreio, onde se pondera se uma criança está de alguma forma em risco e são dadas orientações aos pais.  

3 comentários:

  1. Olá Daniela, através de outro blogue vim dar com o teu e quero dar-te os parabéns.
    Tenho 4 filhos e todos eles com atraso na fala até aos 4 anos altura em que arrebitavam e começavam adizer tudo hoje o mais velho já está na faculdade e são o meu orgulho.
    Hoje o mais novo faz 3 anos e ainda não diz uma palavra a não ser papa, mama e pouco mais e por isso queria perguntar-te uma coisa. Como posso eu em casa ajudá-lo, puxar por ele? Falo imenso com ele e o pai também e claro os manos mas ele é mesmo preguiçoso ri-se e vira-nos as costas...Há algum programa na net que ajude tipo jogos de palavras?
    Este ano vai também para o Infantário pois acho que lhe vai fazer muito bem pois tem estado sempre comigo em casa.


    Beijinhos e desde já obrigada e desculpa se estou a ser chata!!

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  2. Olá Mariana!

    Antes de mais obrigada pelo interesse no Blog, é muito motivador!
    Antes de mais, existe de facto um padrão familiar nos vossos filhotes em termos de timming para se interessarem pela fala. Se existe uma boa capacidade de compreensão de tudo o que acontece à volta dele e se cumpre ordens como "Vai buscar o livro", "Põe o boneco na mochila" e outras do género, significa que ele tem o domínio da língua. Para ter uma noção, é esperado que aos 3 anos (é uma referência, porque cada criança tem o seu ritmo) as crianças produzam frases simples, com 4/5 elementos, por exemplo: "O papá lava o carro", "A mãe está a dormir" (não significa que todos os sons da fala estejam adquiridos).

    De uma forma geral, nos casos como descreveu eu aconselho a fazer um rastreio/avaliação em terapia da fala, pois obterá sempre um conjunto de orientações para o dia a dia que poderão ser muito úteis. Às vezes são pequenas coisas que fazem os cliques. Ao longo dos próximos post's irei continuar a sugerir várias estratégias que penso que poderão ser úteis para vocês. Contudo, deixo algumas dicas já, que se não perceber a sua pertinência terei todo gosto em ir respondendo:

    - Rotina, a regra básica das aprendizagens passa por aqui, a criança saber o que comportamento que conta por parte do seus cuidadores. Repetição de actividades diárias numa certa sequência.
    - Retirar os objectos/brinquedos que ela mais gosta em sítios visíveis, mas inacessíveis, de forma a que tenha que os pedir. Não se contente com o apontar, finja que não percebe e pegue em dois objectos e dê-lhe a escolher, tendo o cuidado de usar o nome (sem diminutivos ou queres isto ou aquilo). Assim: A mãe dá a bola... ou livro...? Tenha algum cuidado de ir fazendo pausas, que lhe permitam olhar e ouvir o nome. Dê apenas quando o seu filho manifestar um comportamento comunicativo. Caso não aconteça é preferível não dar. Chorar às vezes é algo necessário. Costumo dizer aos pais dos "meus meninos", que crescer custa!

    - Não se preocupe tanto com fazer com que ele fale. Brinque e partilhe momentos. Não necessita de jogos ou materiais específicos para estimular, contudo é bom usar livros e objectos miniatura do dia-a-dia que possibilite fazer jogo simbólico. Mantenha uma brincadeira durante alguns momentos e depois pare e espere! Dê-lhe tempo para que seja ele a iniciar a interacção.

    - Certamente que o seu pequenino dirá mais palavras do que aquelas que nos parece. Durante 2 ou 3 dias tenha um papel por perto e anote as palavras que vai ouvindo (palavras significa que é um som/sílaba que é usada sempre para a mesma coisa) e verá que são mais do que aquelas que lhe parece. Quando ele diz apenas uma sílaba ou parte da palavra, por exemplo: "pato" para sapato, não lhe diga que disse mal, repita a palavra "Sa..pa..to", algo silabada e com alguma entoação e a seguir expanda:"é o sa..pa..to" do pai". Não exija que ele repita porque não é uma actividade que lhe interesse.

    Acompanhe o Blog e vá tirando dúvidas, mas se lhe for possível consulte um Terapeuta da Fala que verá o seu menino e lhe dará uma opinião mais realista do que a minha que não o conheço.

    Pelo padrão dos seus filhos, ele dará um salto e o J.I será importante. Ainda assim, é importante ter presente o futuro que é a escola, que nos dias de hoje é cada vez mais exigente e, sabe-se que meninos que vêem reduzido o seu tempo de experimentação da fala apresentam mais risco de dificuldades de aprendizagem escolar.

    Obrigada pelo seu interesse e espero que de alguma forma a resposta tenha sido útil. Sempre que tiver dúvidas pode enviar mail ou perguntar através do blog. Responderei assim que me for possível.

    Já agora, conheço o seu Blog e gosto muito! Já experimentei algumas coisas e visito com frequência!

    Daniela

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  3. Obrigada Daniela pela´pronta resposta e pelas dicas muito uteis. Vou estar atenta aos teus posts, será sempre um prazer vir aqui assim como é um prazer receber-te no meu. OBRIGADA!!

    Beijinhos e continuação de bom trabalho!

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