quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Sabia que...

Respirar pela boca pode causar problemas no desenvolvimento da face??

Imagem retirada daqui
A respiração oral poderá ter uma origem simples, como uma obstrução nasal, que quando não resolvida, poderá ter implicações em todo o organismo, tais como: crescimento da face, problemas respiratórios, postura e forma de andar e desenvolvimento cognitivo.
A história clínica da pessoa com respiração oral é característica, encontrando-se com frequência: amigdalites recorrentes, rinite alérgica, hipertrofia de adenóides, etc… São referidos também ressonar, mau hálito, síndrome da apnéia obstrutiva do sono, irritabilidade e/ou agressividade sem causa aparente.

O que poderá causar a respiração oral?

Os hábitos cronicamente adquiridos e mantidos, tais como o uso prolongado de chupeta e biberão com bico inadequado (a postura errada do biberão poderá dificultar a respiração pelo nariz).
A posição do bebé no berço também pode ser causa de respiração oral, pois se ele estiver mal posicionado não conseguirá respirar pelo nariz.

Existe ainda o hábito de respirar pela boca, apesar da possibilidade de respirar pelo nariz, que atualmente é denominada disfunção, isto é, a pessoa não respira pelo nariz devido aos anos de obstrução real que a impediram de respirar adequadamente, os seus lábios adquiriram uma posição incorreta, ocasionada pela falta de tonicidade. Nestes casos, sugere-se que procure um terapeuta da fala que ajude a aprender a respirar pelo nariz, bem como a reestabelecer o equilíbrio da musculatura orofacial. O facto de ser respirador oral compromete o desenvolvimento e posicionamento dentário e da mordida.

Imagem retirada daqui
O desenvolvimento assimétrico dos músculos, como dos ossos do nariz, maxila e mandíbula, é uma desorganização das funções exercidas pelos lábios, bochechas, e língua. Os efeitos da respiração oral são sempre manifestados na face. O nariz é pequeno e curto; as bochechas ficam pálidas e baixas; a boca fica constantemente aberta; o lábio superior é curto; a mandíbula fica posicionada para trás e parece pouco desenvolvida, sendo geralmente menor que o normal em comprimento, provavelmente devido a pressões não equilibradas dos músculos.
O utente com obstrução das vias aéreas está frequentemente doente, sentindo-se cansado devido à diminuição da qualidade do sono, chegando às vezes a ter problemas de insónias. Durante o dia podem apresentar muita agitação ou demasiada passividade, têm dificuldades em concentrar-se ou em fazer novas aprendizagens.
A prevenção deve ser feita por todos os profissionais de saúde, principalmente por médicos, dentistas, terapeutas da fala.

A sinalização precoce evita o agravamento dos sintomas e alterações da face, isto é, se a respiração oral for devidamente tratada ainda em fase de crescimento.

Promoções Prénatal

1 comentário:

  1. Olá Daniela,

    como nao encontro o teu endereço email aqui no teu blog, deixo-te a resposta por aqui. Claro que nao me importo nada que imprimas e uses a tabela! Muito pelo contrário! E fico ainda mais feliz se divulgares o blogue! Que sirva de inspiração a todos os que o lêem! Muito obrigada! Envia-me o teu email e eu faço-te chegar a tabela na versão original. Beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar